Bruxaria Sem Dogmas: Wicca é estritamente pagã? Wicca é a religião mais antiga do mundo?

sábado, 2 de janeiro de 2021

Wicca é estritamente pagã? Wicca é a religião mais antiga do mundo?

Wicca é estritamente pagã?

Wicca é a religião mais antiga do mundo?


Há muitos anos eu participava de uma rede social chamada Ask.fm em que cada usuário recebia perguntas anônimas ou não. Faz tempo que saí do Ask.fm porque a rede social passou a mandar um monte de perguntas aleatórias e fúteis vindas da própria plataforma e não de pessoas querendo entender algo.

 


Comecei minha caminhada na Bruxaria na Wicca, mas por muitos Neo-Wiccanos declararem a Wicca como estritamente pagã e por existir fiscais da internet que patrulham quem saí da linha estabelecida por eles mesmos, criei a Bruxaria Sem Dogmas e nunca uso hashtag wicca em minhas publicações para evitar aborrecimentos.

 

Neste curto texto vou usar pela primeira vez a hashtag wicca. Há muitos anos recebi essa “pergunta’ no meu Ask e dei esta resposta para a pessoa. Esta resposta tinha sido a mais curtida e curtida por muita gente grande da Wicca e paganismo no Brasil.

 

Vou tirar um dia para atualizar e responder os inúmeros comentários não respondidos no meu blog e canal do Youtube. Me chegou em pleno 2020 um comentário no meu blog, provavelmente uma jovem adolescente. Ela disse algo como sobre um artigo em questão: Interessante, mas pratico a religião mais antiga do mundo, a Wicca!

 

A Wicca tenta acessar e cultuar antigos saberes, mas ela não é nem de longe a religião mais antiga do mundo. A Wicca é uma das religiões mais recentes do mundo!

 

Ela foi fundada no início da década de 1950 por Gerald Gardner quando a Bruxaria deixou de ser crime na Inglaterra. Não sei se em todo o reino unido, mas na Inglaterra sim.

 

Vamos à curta resposta que dei para a ‘pergunta’. É uma afirmação e não uma pergunta, propósito do Ask.

 

A ‘pergunta’:

não gosto dessa mistura sua sou pagão #fui

 

Minha resposta:

 

Não existe nada puro nesse mundo. A Wicca em sua estrutura e liturgia advém em muito da Magia Cerimonial que por sua vez advém dos conhecimentos hebraicos teóricos e práticos. Se você que praticar paganismo "puro" tente participar das várias formas de reconstrucionismo que temos. Ou participe de conhecimentos e práticas pagãs que nunca morreram e não precisaram ser reconstruídas na modernidade, como o candomblé e as tradições hindus, por exemplo.

 

Obs: O candomblé é uma religião brasileira que difere em muita coisa do culto aos Orixás na África.

 

Mesmo que você se diga reconstrucionista helênico você só terá acesso ao que sobrou das informações dos mitos e cultos que temos em mãos atualmente. Aliás de qual período da cultura grega estamos nos referindo? Outro exemplo, há muito os Deuses egípcios perderam seus sacerdotes e todo o conhecimento votivo do culto dos mesmos. É por isso que observamos na "Fellowship of Isis" oferendas modernas sendo ofertadas através do que eles chamam de "gnose comum compartilhada" ou qualquer coisa do gênero.

 

Se para praticar o seu paganismo você utiliza, um pentagrama, um altar com a representação da Deusa (Binah) e do Deus (Chokmah) {Obs: Isso vem da Cabala hebraica}; e a representação dos quatro elementos {Magia Cerimonial}, você não está praticando um paganismo puro e sim um paganismo que para tomar forma nas invocações e evocações utiliza as chaves de acesso da magia cerimonial que advém dos conhecimentos hebraicos.

 

"Ah! Mas minha Wicca é essencialmente pagã e usa técnicas xamânicas." Então, se sua Wicca usa esses elementos do altar que te disse, além de outros que não quero falar, ela não é essencialmente pagã.

 

"Ah, mas o pentagrama é antiquíssimo!" Concordo pessoa, mas ele nesse contexto é para realizar a capacidade invocatória e evocatória. As técnicas xamânicas que você menciona são só a ponta do iceberg do xamanismo. Para ser xamã e usar com mastreia, você terá que aprender com alguma tribo norte-americana que vai desde os EUA até os Esquimós lá de cima. E você não se torna xamã se você não se tornar parte da tribo.

 

O conhecimento é eSotérico e não eXotérico. Não sei os termos corretos em cada parte do mundo, mas particularmente no Brasil o termo é pajelança e não xamanismo.

 

Não existe nada puro nesse mundo. Existem mais células de bactérias dento e fora do seu corpo do que o número de indivíduos da população humana mundial.

 

O cristianismo não é puro, influências hebraicas, mitraísmo e cultura romana. O judaísmo não é puro e sofreu influências dos povos ao redor e das civilizações que o escravizaram (babilônicos, egípcios, persas, romanos...).

 

A Wicca não é pura também! Sinto desconstruir seu mundo cor-de-rosa, lembro bem a decepção que tive quando descobri que era meu pai que comparava os presentes e não o papai-noel que me presentava por eu ser um bom garoto.

 

Dê uma olhada neste curto vídeo à diante, está em inglês, mas repara no que está escrito no círculo. Jogue no google "Adonai", Tetragrammaton", "Elohim" e me diga se há algo pagão aí.

 

Alex Sanders é o fundador da Wicca tradicional Alexandriana, fora a Alexandrina, só a Gardneriana é também tradicional.

 

(O vídeo é de Alex Sanders e suas práticas)

 

Dê uma olhada no papai Gardner nesta foto. Gerald Gardner fundador da religião Wicca, está brincando de quê?

 


Spoiler: Gardner nessa foto está praticando Goétia, trabalhando com demônios, Magia Salomônica, portanto hebraica!

 

Fonte: (Bruxaria Sem Dogmas)


#wicca #WiccaTradicional #WiccaAlexandrina #WiccaGardneriana #bruxaria #witchcraft #brujeria #paganismo #paganism #sincretismo #SincretismoAntropofágico

Nenhum comentário:

Postar um comentário