Bruxaria Sem Dogmas: Orixá Nanã, Mãe de Obaluayê (Omolú)

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Orixá Nanã, Mãe de Obaluayê (Omolú)

 

Orixá Nanã, Mãe de Obaluayê (Omolú)

 

Texto meu de 2015, 7 anos atrás sobre Nanã, segue com essa oferenda em vídeo pra Ela em 2018. Estava em Portugal e nem alguidar eu tinha! Texto de 2015 segue com esse vídeo! Gratidão a todos que lerem sobre essa Orixá, Mãe biológica do meu Orixá Obaluayê!

 


Gente, gostaria de compartilhar um texto que escrevi sobre Nanã depois de uma pergunta dirigida a mim. Gostaria de ressaltar que não sou Pai de Santo (cultuo os Orixás, Sou Bruxo e Quimbandeiro) e que portanto cometo equívocos nos mistérios dos Orixás. Enquanto escrevia, senti a presença de Nanã. Sabe qual é a sensação? A sensação é de um abraço aconchegante e tenro que só sentimos quando abraçamos nossa mãe. Que energia maravilhosa. Segue o Texto:

 

Nanã é a lama. Ou seja a união da terra e da água. “Do meu barro se faz a vida humana que sempre volta para a lama.”

 

Podemos ver a associação do barro na formação do corpo humano também nos mitos da criação humana da bíblia.

 

Oxalá se relaciona com Yemanjá e Nanã.

 

Oxalá com Yemanjá: “Yemanjá mãe dos peixes, meu coração teimava em te encontrar. Oxalá sente saudade de suas águas, Oxalá ama Nanã, mas não pode viver sem Yemanjá. Seja bem-vindo ao meu reino Oxalá, ao seu lado a revolta do mar encontra a paz. Eu também amo Nanã, a doçura de Nanã, mas a correnteza da noite arrasta o mar para as areias brancas de Oxalá.”

 

Oxalá com Nanã: “O mar me chama Nanã, mas é no barro que Eu tenho meu chão. O ar ... o céu de Oxalá se faz azul porque é infinito, mas quando desmaia em azul claro e brancas nuvens são as cores de Nanã. O céu conta que é infinito o amor de Oxalá por Nanã. Oxalá não se curva a ninguém! Sim...Oxalá se curva diante do amor de Nanã!” Nanã é tão segura e majestosa que perdoou Yemanjá.

 

Nanã cria e preserva, a terra de Nanã recebe os mortos e faz nascer os vivos....Omolú adora sua mãe Nanã Buruku. Ele nunca recusa nenhum pedido que Ela lhe faz. Nanã é tão poderosa...que na África quando dizem o seu nome...seus filhos se jogam no chão emocionados.

 

Nanã é a mãe querida que nunca abandona seus filhos...Saluba Nanã...Saluba!

 

“Nanã é a mãe que rejeita, mas é a que mais estreita no peito o filho que reencontra.”

 

Da relação de Nanã com Oxalá nasceu Iroko ( a primeira árvore, o fundamento do mundo, o tempo cronológico e climático), nasceu Obaluayê {Omolú} (o Orixá da cura e da doença, o Orixá da vida e da morte), nasceu Ossain (o Orixá das ervas e plantas, o Orixá do remédio e do veneno), nasceu Oxumaré (o Orixá do arco-íris, da riqueza, da beleza, o Orixá cobra) e nasceu Yewá (a inocência, o horizonte – o encontro do céu com a terra e do céu com o mar, a vida e a morte, dia e noite, mudança, transformação e adaptação).

 

As abençoadas que possuem essa Orixá como mãe têm as seguintes características:

 

Perdoam e consolam, prezam pelo bem estar da comunidade, conservadores, carinhosos em excesso, ranzinzas, críticos, costumam não terem muito senso de humor, pessoas equilibradas e sábias, calmos, discretos e benevolentes. Geralmente os filhos de Nanã se dedicam ao trabalho e à ambição social e, pelo medo de serem abandonado e sofrer, costumam deixar de lado a vida amorosa.

 

Assim como os filhos de Obaluayê e Oxalá, as filhas de Nanã (os filhos são mais raros, encontramos com maior frequência mulheres filhas desse Orixá quase 99% são mulheres)....as filhas de Nanã possuem um aura de pessoas mais velhas do que são. Costumam ser mulheres pouco vaidosas, mas isso também vai depender dos outros Orixás que regem a pessoa.

 

Nanã não gosta de ferro por causa de uma treta com Ogum. Nanã também tem regência com a justiça assim como Xangô. Também tem relação com a chuva assim como Yansã (Oyá). Nanã também é senhora dos Búzios. Dona do Axé. RESUMINDO: NANÃ É FODAAAA!

 

Autor: Eosphorus Pluto Eleutherios

Blog: Bruxaria Sem Dogmas

Texto escrito em 2015!

Vídeo: Trabalho de Nanã em 2018. Estava em Portugal e nem alguidar eu tinha!

 

São flores Nanã

São flores

São flores Nanã Buruquê

São flores Nanã

São flores

Do seu filho Obaluayê.



Nenhum comentário:

Postar um comentário