Bruxaria Sem Dogmas: Lakshmi e Saraswati

domingo, 24 de julho de 2016

Lakshmi e Saraswati

Lakshmi e Saraswati



Já tratei da trimurti masculina hindu, Brahma, Vishnu e Shiva. Fiz um artigo especial para Parvati e todas as suas manifestações. Discuti o tema avatar. Também falei sobre Ganesha. Vamos falar dessas duas Deusas Lakshmi e Saraswati e no fim do artigo coloco os links dos assuntos que mencionei acima.


Saraswati



Deusa da fala, significa a essência do ser. Representa a Realidade Suprema, o conhecimento, a aprendizagem e a sabedoria. Personificação de todas artes, ciências, habilidades manuais, música e poesia. Mãe do conhecimento védico, Ela é conhecida também como Vac, a Deusa da fala que flui como um rio. Saraswasti é esposa ou Shakti do Senhor da criação, Brahma. Saraswati significa o poder criativo de Brahma.




Saraswati é o primeiro rio que ganhou a condição de Deusa védica. Os arianos que ajudaram a formar o que hoje conhecemos como a raça hindu eram adoradores do fogo. Eles chegam na Índia vindos da Ásia Central por volta de 1500 anos antes da era comum e se estabeleceram ao longo do rio Saraswati. O rio desce do himalaia e atravessa toda a Índia até chegar ao oceano Índico. O que permitiu que os Arianos deixassem de serem nômades e estabelecer a agricultura.



Ela é elegante e bela, de pura cor branca, vestida com um sari (vestido) alvo, sentado sobre um lótus da mesma cor, que representa pureza e esplendor. Também é representada com quatro mãos. Segura um livro em uma mão e um rosário em outra. Com as outras duas mãos ela toca seu instrumento sagrado a veena. Seu animal sagrado (vahana) é um cisne, mas às vezes é retratada com um pavão. Ela é um Deusa da pureza, imaculada.


Saraswati inspira as pessoas a superarem suas limitações.


Como Brahma, Ela não é reverenciada em muitos templos. Porém Ela é adorada em toda a Índia no seu especial na primavera, conhecido como o Vasant Panchmi.



Lakshmi



Também conhecida como Sri, é esposa do Senhor Vishnu. Traz prosperidade, bem-estar, poder real e fama. Ela personifica a riqueza, a graça e o encanto.



Ashta Lakshmi são suas oito formas. Em cada forma ela representa um tipo de riqueza para seus devotos. Não existem tantos templos para Lakshmi como para Parvati, porém Ela é muito cultuada no norte da Índia. Existem vários festivais (pujas) para invocar suas bênçãos.


As oito formas de Lakshmi ou as oito Ashta Lakshmi são: Aadi Lakshmi, Santana Lakshmi, Gaja Lakshmi, Dhana Lakshmi, Dhaanya Lakshmi, Vijaya Lakshmi, Veera Lakshmi e Aishwarya Lakshmi.

Aadi Lakshmi:



Santana Lakshmi:



Gaja Lakshmi:



Dhana Lakshmi:



Dhaanya Lakshmi:



Vijaya Lakshmi:



Veera Lakshmi:



Aishwarya Lakshmi: 



Lakshmi vivia no oceano e foi descoberta por Vishnu, quando ele estava na forma do avatar com forma de tartaruga. Deuses e demônios estavam agitando o oceano para obter o néctar da imortalidade (amrit). Eles agitaram o oceano com a serpente Vasuki em torno do monte Mandara. Vishnu na forma do avatar Kurma (tartaruga), mergulhou até o fundo do oceano e balançou o monte Mandara em suas costas. Assim a montanha não afundou. Os Deuses conseguiram o néctar da imortalidade e outros tesouros, Para Kurma o avatar de Vishnu teve o presente mais precioso Lakshmi, Deusa da beleza e da sorte.

Vishnu como Kurma no acontecimento de revolver o oceano:



Vishnu tirou Lakshmi do oceano e casou-se com Ela, primeiro no céu e depois nas suas várias encarnações na terra como avatar. Todo avatar de Vishnu casou-se com um avatar de Lakshmi. Quando Vishnu foi Parashurama casou-se com Dharini (Lakshmi). Quando foi Rama casou-se com Sita. Quando veio a terra como Krishna casou-se com Lakshmi na forma de Rukmini.

Sita e Rama:



Ela também é conhecida como prakriti, natureza, a mãe de todos os seres vivos.


Ela é representada com quatro braços. Usa um sari (vestido) vermelho com borda dourada e está sobre um lótus. Tem moedas de ouro e lótus nas mãos. Há dois elefantes próximos da Deusa. Os quatro braços representam os quatro pontos cardeais, a cor vermelha simboliza atividade, a borda dourada simboliza prosperidade. O Lótus representa saber usar a riqueza sem se corromper. Os dois elefantes simbolizam nome e fama.



Ela é reverenciada em santuários domésticos e em templos. Ela tem uma adoração especial anualmente no dia Diwali.



Vishnu reclinado sobre a cobra de mil cabeças em companhia de Lakshmi:



Link Brahma, Vishnu, Shiva:


Link Parvati:


Link Ganesha:




Referência:


Deuses e Deusas Hindus - Sunita Pant Bansal

Nenhum comentário:

Postar um comentário