Bruxaria Sem Dogmas: Alfabetos mágickos

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Alfabetos mágickos

Alfabetos mágickos



Introdução:

Alfabetos mágickos servem para vários propósitos. Desde camuflar seu feitiço à fazer várias camadas no feitiço até criar o seu próprio alfabeto e regras gramaticais próprias o que tornará um feitiço escrito por você indecifrável para outro magista que invada seu espaço ou que mande um ser ou espírito para te atacar. Se você constrói feitiços de proteção, você poderá ficar mais imune à ataques mágickos.


Conteúdo 1: Hebraico

Bom, esse alfabeto é muito poderoso e complicado de usar. Não há vogais nesse alfabeto e a transliteração do alfabeto hebraico para o latino se faz com adição de vogais para que se assemelhe com a pronúncia de um nome hebraico. Outra coisa, esse alfabeto se escreve da direita para a esquerda. Mais uma coisa, cada letra tem um valor numérico gemátrico. A partir de um versículo pode-se calcular o valor gemátrico do versículo e achar correspondências com outros nomes. Assim, com um simples versículo você consegue chamar a entidade certa. Exemplo: Caso saiba, calcule o valor numérico gemátrico de Lilith. Após isso, encontre um versículo na Bíblia judaica que possui o mesmo valor gemátrico. Pronto, com esse versículo você estará mais próximo do êxito na evocação/invocação. Digamos que a gematria é um tipo de numerologia mais complexo. Outro detalhe, existem 22 letras no alfabeto hebraico e 22 arcanos maiores no Tarot. Para quem conhece um pouco de Tarot ou Tarô já deve ter esbarrado na relação do Tarot com a Kabala e com a árvore da vida. Na verdade, todas as cartas do Tarot se distribuem nos 32 caminhos da árvore da vida.

Figura 1: Alfabeto Hebraico, transliteração e pronúncia:



Para saber a pronúncia correta das letras hebraicas segue um link:


Agrippa nos dá os sigilos dos espíritos e inteligências dos planetas a partir da gematria. Agora, cada selo dos planetas têm suas peculiaridades.

Sobre os quadrados mágicos, seus selos, inteligências e espíritos e como usá-los, segue o link:


As letras de cada nome ligado a um planeta totalizam um dos números significativos no quadrado mágico de tal planeta. Esses números se baseiam na ordem do quadrado, no número total de células, na soma de cada fileira e na soma do quadrado. Por exemplo, os números significativos de Saturno são 3, 9, 15 e 45. O Espírito de Saturno é Zazel, ZAZL, cuja soma numérica é 7 +l + 7 + 30 = 45. Valores numéricos podem ser manipulados cabalisticamente quando necessário, por meio da técnica de Aiq Beker, uma grade de nove câmaras em que cada uma comporta três letras hebraicas consideradas numericamente intercambiáveis (22 letras mais 5 formas finais somam 27 caracteres). No exemplo de Zazel, lamed (valor 30) cai na mesma câmara de Aiq Beker que gimel (valor 3) - portanto G, L, é colocado no quadrado de Saturno na célula ocupada por 3.

Figura 2: Os selos dos planetas em seus respectivos quadrados mágickos:



Agora, as inteligências e espíritos planetários são obtidos através de nomes hebraicos encaixados dentro dos seus respectivos quadrados.

Para que fique claro, um exemplo com o quadrado do sol. Os nomes possuem mesmo valor gemátrico, ou seja numérico, que se relacionam de alguma forma com os quadrados mágicos:



Figura 3: Inteligências e espíritos planetários em seus respectivos quadrados:



Note que há uma adequação nos sigilos da Lua, por exemplo:



Figura 4: Alfabeto hebraico com seu valor numérico gemátrico:



Gematria, do grego (geometria), e não – como afirma erroneamente Ginsburg e, baseando-se nele, Mathers, (um caractere escrito) - no sentido mais restrito usado aqui, é a regra segunda a qual uma palavra ou grupo de palavras recebe significado de acordo com o valor numérico total das letras envolvidas. Uma palavra pode ser ligada a outra que tenha o mesmo valor. Por exemplo, o nome do anjo Metatron, e o nome de Deus, Shaddai, totalizam cada um 314, permitindo que um represente o outro cabalisticamente pelo sistema de gematria. Isso explicaria o que se lê em Êxodo 23,21. Do mesmo modo, uma frase pode representar uma palavra, ou uma palavra uma frase, ou uma frase outra frase, desde que seus totais numéricos sejam iguais.

Notarikon, do latim notarius, um taquígrafo da antiga Roma que abreviava palavras usando letras únicas, é a regra pela qual as letras iniciais das palavras em uma frase são combinadas para formar uma palavra, ou palavras, com significado relativo. Às vezes, as letras finais ou do meio também são usadas. Por exemplo, a frase de Deuteronômio 30,12: ―Quem subirá por nós aos céus?, cede letras do começo de cada palavra que forma a palavra usada para circuncisão, e as do fim de cada palavra dessa mesma frase formam a palavra Jeová. Com isso, considerava-se confirmado o decreto de Deus que a circuncisão era o caminho para a salvação. Inversamente, com o notarikon, as letras individuais em uma palavra podem se tornar as letras iniciais em uma frase ou sentença. A primeira palavra na Bíblia, Berashith, pode ser expandida na sentença Berashith Rahi Elohim Sheyequehelo Israel Torah:

―No princípio, Deus viu que Israel aceitaria a Lei.

Temurah, permutação, também chamado de Tziruph, combinação, é a regra pela qual as letras são relacionadas e trocadas. Por determinada técnica, o alfabeto hebraico se dobra no meio sobre si mesmo para formar 11 pares de letras. Com algumas transposições, 22 grupos de pares são feitos, compondo a ―Tabela de Combinações de Ziruph. Cada grupo tem seu nome derivado das quatro primeiras letras, que em hebraico se lê da direita para a esquerda. Por exemplo, a fileira superior da tabela mostra o grupo chamado Albath, ALBTh.

Figura 5: Será mais fácil compreender o método de Ziruph se os grupos forem escritos numericamente, com cada letra substituída em seu lugar no alfabeto hebraico. A seguir, uma exposição numérica da Tabela de Ziruph, e também da Tabela Racional de Ziruph, mostrando sua estrutura:



Inserida na categoria de temurah, mas importante demais para ser considerada sozinha, está a cabala das nove câmaras, ou Aiq Beker, assim chamada a partir das seis primeiras letras que a constituem. O alfabeto hebraico é escrito em nove células de uma grade por dois pares de linhas paralelas que intersectam em ângulos retos, resultando em três letras em cada célula (22 letras + 5 formas finais = 27 letras).

Figura 6: O modo de colocar as letras fica mais fácil de compreender no diagrama:



Essa técnica é a que mais gosto e é a usada por Agrippa para determinar as inteligências e espíritos planetários. Por exemplo, a primeira letra do alfabeto hebraico, Aleph, pode ter valor 1, 10 ou 100. E aí por diante.

Lembrando que a técnica de sobrepor versículos, foi responsável pelos 72 nomes de Deus ou 72 anjos cabalistas. Sobre como foi feito isso, já escrevi sobre e deixo aqui aos interessados o link: Mas adianto que são três versículos do livro de Êxodo sobrepostos e que contém 72 letras:


Figura 7: Como se obtém os 72 nomes de Deus:


Após estudar este Artigo e se te interessar, segue a vídeo aula sobre sigilação em hebraico. (Duração da aula 1 hora e 15 minutos)




Link do material escrito dessa vídeo aula:

Confecção de sigilos em hebraico:


Figura 8: Da proporção, correspondência, redução de letras aos signos celestiais e planetas, de acordo com várias línguas, com uma tabela ilustrativa:



Conteúdo 2, Figura 9: Alfabeto grego, transliteração e pronúncias:



Conteúdo 3 Caracteres numéricos de desconhecida origem:

Também os egípcios, etíopes, caldeus e árabes têm suas marcas de números, que também costumam ocorrer entre caracteres mágicos. Quem, portanto, desejar conhecê-los deve procurar aqueles que são peritos nessas letras. Pois os caldeus marcam os números com as letras de seu alfabeto, assim como os hebreus.

Agrippa encontrou em dois livros muito antigos de Astrologia e Magia certas elegantíssimas marcas de números, apresentadas da seguinte maneira:

Figura 10:



Com esses números virados para a esquerda, são obtidas dezenas. E com as marcas viradas para baixo, no lado direito, são obtidas centenas. E pela composição e mistura dessas marcas outros números compostos e misturas também são elegantemente feitos.

Conteúdo 4: Alfabeto Tebano:

Observado por Pedro Apono, conforme passado por Honório de Tebas, cujas figuras são as seguintes, relacionando-se ao nosso alfabeto:

Figura 11:



Talvez o mesmo Honório de Tebas que é o alegado autor do Livro Jurado de Honório. Nos manuscritos do século XIV dessa obra, diz-se que, para salvar sua arte mágica da aniquilação pelas mãos do papa e seus cardeais, 89 magos mestres de Nápoles, Atenas e Toledo se reuniram e escolheram Honório, filho de Euclides, um mestre de Tebas, para condensar seus grimórios de magia em um único livro com 93 capítulos. Três cópias deveriam ser feitas e passadas a partir do leito de morte somente mediante a condição de que o novo proprietário de cada volume fizesse um juramento de fidelidade – daí o nome. No entanto, o alfabeto de Tebas não aparece no Livro Jurado nem no Heptameron de Pietro d‘Abano. Talvez apareça no Conciliador de Pedro.

Já vi variações desse alfabeto em que a letra que corresponde à letra “i” também corresponde à letra “j”. A que se apresenta como “j” aparece como “k” nessa outra variante. A letra que corresponde ao “v” também corresponderia ao “u” e “w”.

Conteúdo 5: Escrita Celestial, Escrita Malachim, Escrita Passagem Chamada do Rio e Alfabeto Estelar Rúnico:

Figura 12: Escrita Celestial, Escrita Malachim, Escrita Passagem Chamada do Rio e suas correspondências com o alfabeto hebraico:



Figura 13: Alfabeto Estelar Rúnico e sua correspondência com nosso alfabeto:



Nota-se que esse Alfabeto Estelar Rúnico é uma junção e mistura derivados dos três alfabetos descritos anteriormente. Um alfabeto estelar comumente encontrado em grimórios da Renascença é muito empregado por algumas Bruxas hereditárias italianas.

Conteúdo 6: Alfabeto Ogham

Cada letra desse alfabeto representa uma árvore celta. Esse alfabeto funciona como alfabeto, como oráculo e para fazer magia. Pronuncia-se “Ô-u-ãn”.

Figura 14:



Conteúdo 7: O manuscrito das bruxas toscanas:

O alfabeto rúnico toscano é uma forma arcaica do alfabeto etrusco usado por muitas bruxas italianas. Pode ser uma forma de mascarar coisas mágickas dos olhos profanos, assim como para etiquetar garrafas ou jarros contendo poções ou mistura de ervas. Lembrando da sacralidade desse alfabeto, para que não seja usado de forma mundana.

Figura 15: Alfabeto Rúnico Toscano:



Conteúdo 8: Runas Mágicas do Mar:

Nas regiões costeiras da Itália central, as Bruxas janárricas criaram um conjunto de símbolos para fazer encantamentos usando o mar. Mas dá para usar para outros fins, já testei. Os símbolos são desenhados ou pintados em conchas e estas são então deixadas na areia da praia para serem levadas pela maré. Fazendo essa magia no mar, ofereça aos Deuses, flores brancas, pérolas ou objetos de prata. Ou uma concha grande cheia de néctar (partes iguais de leite e vinho, misturado com um pouco de mel) colocada na praia.

Você deverá usar tinta orgânica e solúvel para que seu feitiço ao derreter abrace os poderes do mar. Coloque a concha na praia num lugar onde a maré fará com que as ondas a cubram. Rodeia a concha com flores para as deidades do mar e declare seu pedido.

Ah, observe a fase da lua. Para conseguir algo, lua crescente. Para perder, lua minguante. Quando se deseja poder puro e natural, lua cheia. Seria interessante observar também em que signo do zodíaco a lua está.

Lua em:

· Touro, Virgem e Capricórnio: todos os trabalhos envolvendo o sobrenatural.
·      Áries, Leão e Sagitário: todos os trabalhos de amor e amizade.
· Câncer, Escorpião e Peixes: todos os trabalhos envolvendo união/cruzamento.
·       Gêmeos, Libra e Aquário: todos os trabalhos de natureza incomum.

Quando a concha estiver no lugar, desenhe um triângulo em volta dela na areia. O símbolo da concha deve ficar virado para cima.

Diga esse encantamento:

“Deusa da Lua, Terra e Mar
Cada desejo em teu nome deve-se realizar.
Poderes e forças na maré a dançar,
Chamem as ondas para meu feitiço levar.”

Encantamentos malignos ou amarrações podem ser quebrados pelo mar. Para isso, faça uma torre de areia perto da água; apanhe três conchas escuras e marque uma delas com uma runa indicando a natureza do feitiço que você quer quebrar. Coloque essa concha no meio das outras duas conchas e, nestas últimas, ponha a runa que indica “mandar embora” ou “destruir”.

Figura 16: Runas Mágickas do Mar:



Conteúdo 9: Runas Estelares Mágickas:

Já falei sobre isso em outro artigo meu, mas acho que ele cabe aqui também. Link:


Conteúdo 10: Alfabeto enoquiano:

Bem não vou falar muito do tema, pois pretendo escrever bastantes artigos de magia enoquiana. Então, só para constar as letras do alfabeto enoquiano.

Figura 17: Alfabeto enoquiano:



Conclusão:

Fiz apenas um apanhado de alguns alfabetos mágickos, mas a lista é imensa. Por exemplo, as Runas Nórdicas que podem ser usadas como alfabeto, oráculo ou para fazer magias. Mas como ignoro bastante o assunto e tenho vários amigos bruxos tradicionais nórdicos, não me arriscarei a falar de um tema e faltar com respeito ou dizer bobagem.

Exemplo do uso desses alfabetos mágickos:

Eu tenho uma gaveta do meu armário com o único objetivo de proteção minha, da minha casa e da minha família. Tenho desde de sigilos, pantáculos, selos, encantamentos usando alfabeto mágicko, até alho, prego, espinhos.... Para quebrar cada um dos meu feitiços um praticante que tente invadir minha casa ou mande um espírito ou um exu catiço ou sei lá. Bem, tal ser se passar por todas as minhas defesas, terá de decifrar meus encantamentos que são escritos em uma mistura de alfabetos e sem pontuação ou espaço entre as palavras. Até que consiga decifrar, tal atacante será constrangido por meus amiguinhos invisíveis.

Vou postar um de meus encantamentos para ilustrar. Só vou postar a parte escrita, do outro lado da folha ou pergaminho consagrado, há sigilos e sinais. Mas vou postar a parte escrita para ilustrar. Devo ter mais de 10 desses que englobam também umas 10 egrégoras diferentes.

Figura 18: Um de meus encantamentos:



Fontes tiradas como base:

1- "Três livros de filosofia oculta" - Henrique Cornélio Agrippa.

2- “The Complete Golden Dawn System Of Magic” - Israel Regardie.

3- “A cabala mística” – Dion Fortune

4- “Bruxaria Hereditária” – Raven Grimassi

5- Sobre Ogham, retirado do Almanaque Wicca 2014, tabela do Dylan Siegel da TCS.




12 comentários:

  1. 93...No sigilo de Marte, a inteligencia Graphiel está dando 324 na somatória, teria algum problema? Grato desde já...93,93/93

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arcano 00. Sem problemas, lembro que no caso da Lua há um erro tbm apontado pelo revisor, no sigilo de Agrippa. O mais importante é que esses sigilos existem há mais de 500 anos e todo erro se transformou em apenas ruídos. 93!

      Excluir
  2. Olá você tem um amplo trabalho informativo... parabéns e obrigada.Gosto dos alfabetos mágicos...

    ResponderExcluir
  3. como usar o alfabeto enoquiano?Da pra fazer feitiços poderosos com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Darius. O alfabeto enoquiano, suas teorias e práticas ainda não foram exploradas no blog. Serão ainda. Dá para fazer feitiços poderosíssimos com ele.

      Excluir
  4. olá e somente escrever encantamentos com os alfabetos e usa-los e magias e rituais ?
    e estará ativada a força dos encantamentos em uso dos alfabetos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Escrever encantamentos com alfabetos mágickos é um dos elementos que compõe magias e rituais. Para ativá-los utilize outros elementos tais como pentagramas e hexagramas. Assista as aulas de graça no Youtube da Bruxaria Sem Dogmas. https://www.youtube.com/channel/UCsr77mJEoDgrzE7US6he_2w?view_as=subscriber

      Excluir
  5. sou um pouco leigo e peço sua ajuda ...

    ResponderExcluir
  6. Sonhei com um símbolo que parece um U mas com uma das pernas mais longa que a outra. Estava na frente de um local que denominei no sonho poço dos pensamentos, e do outro lado do caminho, na frente do lago dos desejos. Isso tudo soube no sonho. Seria uma letra mágica? Me.pareceu ser o Lamed do alfabeto malachim... Sou leiga mas me interessei pelo assunto. Nem sabia que existiam alfabetos mágicos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo relato. Vc que deve investigar. Não tem como eu te falar do símbolo que descreveu no seu sonho!! Abraços!!!

      Excluir