Bruxaria Sem Dogmas: Comentário meu sobre o Artigo: ALUSÃO AO CAPITALISMO 4.0: SOCIEDADE E SUBJETIVIDADE do Blog: Paulo Ghiraldelli – Professor, filósofo e escritor!

domingo, 6 de novembro de 2022

Comentário meu sobre o Artigo: ALUSÃO AO CAPITALISMO 4.0: SOCIEDADE E SUBJETIVIDADE do Blog: Paulo Ghiraldelli – Professor, filósofo e escritor!


Comentário meu, Yuri Karklin do Blog – Bruxaria Sem Dogmas – sobre o Artigo: ALUSÃO AO CAPITALISMO 4.0: SOCIEDADE E SUBJETIVIDADE no Blog: Paulo Ghiraldelli – Professor, filósofo e escritor! Não consegui comentar no Blog! Segue abaixo:



Como criticar tal artigo? Não farei uma crítica, mas uma resenha reflexiva! Primeiro, você cita o crédito como forma de disciplina do trabalhador. Já nascemos no saldo negativo, como você mesmo diz! Pra mim, para além de disciplina, torna o trabalhador escravo! Escravizado pela dívida, pelo trabalho não remunerado nas redes (que você cita mais à frente no artigo) e pelo trabalhador trabalhar na infoesfera 24 horas por dia sem que se aperceba disso!

 

 Não há outro nome que posso dar para tal modelo de trabalho que não a escravidão! Você também cita a ilusão do crédito ofertado em que em contramão, o trabalhador perde o salário indireto – serviços públicos.

 

Você também cita que o trabalhador está, no capitalismo atual, financeirizado, seja por estar bancarizado, seja pelo simples fato de ser cidadão em um Estado nação. Você faz um paralelo entre o mercado de finanças e o mercado de produção que não necessariamente caminham juntos.

 

 Você cita o porquê os neo-liberais se preocupam tanto com a rolagem da dívida e consequentemente há uma queda na oferta dos serviços públicos, pois o Estado está comprometido com a dívida e acionistas.

 

Você fala da internet como trabalho não pago, como reflexo na psicologia social e que são os algoritmos que ditam o que deve ser produzido. Neste regime a mais valia ganha seu limite de extorsão máxima do trabalhador. Se mais valia é o trabalho não pago, em que lama que nós trabalhadores estamos afundados nos dias de hoje?

 

Você faz um paralelo entre o imagético e a subjetividade. O fluxo de imagens, memes, moldam a psicologia social e elegem até políticos. Amei suas reflexões do impacto psicológico que isso acarreta, mas sobre psicologia não posso falar muito, pois ainda sou um ignorante nesta matéria. Mas sua forma de escrever é tão didática que faz todos nós entendermos.

 

Por fim, vejo tudo isso como uma grande panela de pressão prestes a explodir! Uma bolha! Uma bomba! Um novo 1929, talvez?!

 

E mais, não enxergo como sairemos disso ou como poderemos almejar um socialismo que abarque e modere todos esses fatores da infoesfera - trabalhador - crédito.

 

 Uma coisa me animou; meu Blog de ocultismo, alta e baixa magia, e religiosidade (também há artigos políticos de esquerda) tem hoje 1 Milhão e 326 Mil acessos, e o seu, Professor, que todo dia está no Youtube tem agora 1 milhão e 861 mil acessos. Isso me deu ânimo para que eu reconheça meu valor e influência. Eu me achava muito pequeno. Gratidão, Professor! Além de me trazer conhecimentos me deu também esperanças!

 

Yuri Karklin – autor do Blog:
Bruxaria Sem Dogmas

 

Link pro Artigo completo do Professor:

https://ghiraldelli.online/2022/10/06/alusao-ao-capitalismo-4-0-sociedade-e-subjetividade/

 

#capitalismo #Socialismo #bolsadevalores #marxismo #INTERNET

2 comentários:

  1. conheci seu blog a pouco tempo mas estou completamente viciado. parabéns pelo seu trabalho. tem me ajudado muito!

    ResponderExcluir