Bruxaria Sem Dogmas: As Feiticeiras em Conflito com Òrúnmìlà (Orumilá - Ifá)! Quando a Bruxaria se faz presente no Candomblé!

sexta-feira, 1 de julho de 2022

As Feiticeiras em Conflito com Òrúnmìlà (Orumilá - Ifá)! Quando a Bruxaria se faz presente no Candomblé!

 


As Feiticeiras em Conflito com Òrúnmìlà (Orumilá - Ifá)!

Quando a Bruxaria se faz presente no Candomblé!

 

(Orumilá é o Orixá Ifá das profecias e oráculos)

 

Este mito (itán) é do tempo em que não existia separação entre o Céu (Orum) e a Terra (Ayé). Ia-se e vinha-se as divindades normalmente entre os planos espirituais e terrenos, e Elas se encontravam na fronteira que dava passagem aos dois planos (Céu e Terra). Além das divindades, estavam as Àjé, as Feiticeiras. Todas as divindades vinham trajadas com suas belas roupas e cores que as simbolizavam, as Àjé (Feiticeiras) viviam nuas. Por isso, ao chegarem na fronteira entre os dois planos, sentiam-se envergonhadas por estarem nuas e não seguiam adiante.

 

Então, as Feiticeiras, decidiram pedir a cada Òrìsà (Orixá) para lhes dar uma parte de suas vestimentas. A Éégum (a personificação dos ancestrais e almas dos mortos), pediram: “Por favor, empreste-nos algumas de suas vestes coloridas para que possamos nos cobrir.” Éégum, ciente do perigo, disse-lhes que não poderia e pediu para se afastarem.

 

As Feiticeiras, então, se voltaram para Òsàlá (Oxalá) e lhes disseram: “Por favor, cede-nos alguns de seus panos brancos para escondermos nossa nudez e irmos até a Terra.” Oxalá já as conhecia pelo mal que praticavam, evitando qualquer acordo com Elas.

 

Recebendo a negativa de todos os Orixás, avistaram Orumilá e se dirigiram a Ele. Usando de outra artimanha, disseram: “Orumilá, por favor, deixe-nos montar em suas costas até chegar à Terra.” Orumilá explicou que não tinha ossos, não poderia sustenta-las. Elas insistiram e suplicaram tanto, que Orumilá acabou concordando. Então, colocou o àse (axé) de Èsù (Exú) em sua boca, abrindo-a para caber as Feiticeiras nela. E assim Ele as transportou para a Terra.

 

Chegando na Terra, pediu que Elas se retirassem, mas se recusaram. Disseram que aonde estavam era sua morada escolhida. Orumilá implorou muito, pois Elas haviam se instalado dentro do seu estômago. Como argumento, Ele disse que Elas iriam passar fome e assim teriam de sair. Elas responderam: “Seus intestinos e seu fígado serão o alimento para nós.” E começaram a devorar Orumilá por dentro.

 

Percebendo que sua vida corria perigo, Orumilá correu para procurar os sacerdotes de Ifá, que lhes pediram que fizesse uma oferenda de uma grande cabra, e usasse seus intestinos como epo e èko, e levasse tudo para o local que havia deglutido as Feiticeiras. Lá chegando, deveria abrir a boca e pronunciar as palavras: “Hàà, e jade lo!”, que significa, “Saiam, vão embora!”

 

Fazendo o que foi orientado, as feiticeiras foram saindo, uma a uma, e Orumilá comprimiu o seu estômago para ter certeza que não restava nenhuma. Em seguida, pegou seu barrete e saiu correndo pra casa.

 

Deitou-se para descansar, depois dançou e louvou os sacerdotes de Ifá cantando uma canção que dizia: “Orí mi ni o gbà lówó Eléiye”, que significa: “Somente o meu orí me salvará das mãos das Feiticeiras.”

 

Nota: Orí, alto da cabeça, aonde os Orixás comem na cabeça do filho de Santo durante os rituais iniciáticos do Candomblé.

 

Conclusão:

 

As Àjé (Feiticeiras) representam a negação de tudo que acalenta os seres humanos, enquanto os Orixás são tidos como os guardiões destes mesmos seres humanos; há um conflito marcante entre os dois. Esse choque de interesses determina que qualquer pessoa que estiver ameaçada pelas Àjé (Feiticeiras) deverá apelar para o seu próprio orí, ou seja, para a sua cabeça.

 

Caindo este caminho num jogo oracular, ele está indicando que a pessoa precisará ter cautela ao ser condescendente com as pessoas, porque alguém lhe pedirá algo que a deixará em dificuldades.

 

Notas:

 

1- Eléiye:

Significa a dona dos pássaros, a forma que as Àjé (Feiticeiras) assumem para realizar o que pretendem, sempre à noite. Por este motivo, as pessoas que saem à noite, como medida de precaução, passam a mão na cabeça para evitar que Elas possuem.

 

2- Àsè:

Representa o poder divino para efeitos sobrenaturais. Toda vez que os Orixás desejam realizar algo de muito poder, consultam Exú para consegui-lo.

 

3- Eèsè:

É um tipo de oferenda feita especialmente para as Feiticeiras e que contém fígado e os intestinos de animais, adicionando-se a eles èko e azeite de dendê. É o que as Feiticeiras gostam de comer, sobretudo porque o azeite de dendê é o substituto do sangue. Acredita-se que, quando uma pessoa está sofrendo de mal intestinal ou do fígado, ela esteja sob o ataque das Feiticeiras.

 

4- Èko:

Massa de milho branco em forma de pudim e que é oferecido em todas as oferendas.

 

Autor: Eosphorus Pluto Eleutherios

 

Blog: Bruxaria Sem Dogmas

 

Referência: Mitos Yorubás (o outro lado do conhecimento). Autor: José Beniste.

 

José Beniste é escritor, historiador, pesquisador de Cultura Afro-Brasileira, é integrante de movimentos que visam à restauração da dignidade religiosa do afrodescendente. Iniciado pela Sociedade Axé Opô Afonjá, em 1984, é diretor do Curso Brasil-Nigéria, fundado em 1982. Ministra aulas de Língua Yorubá.

 

#mito #mitologia #mythology #itan #paganismo #paganism #candomblé #orixá #santo #feiticeiras #aje #ori #ifá #bruxaria #witchcraft #brujeria #feitiçaria #sorcere


Nenhum comentário:

Postar um comentário