VASSAGO
O terceiro espírito é um
príncipe poderoso, sendo da mesma natureza que Agares. É chamado Vassago. Tratamos
de Agares, segundo daemon da Goetia nesse link:
Quais naturezas são essas?
Deve ser evocado no leste, a sua forma montado em um crocodilo e com pássaro em
punho, e é da ordem das Virtudes.
Possui uma boa natureza, sua
função é declarar coisas passadas e futuras e descobrir todas as coisas
escondidas ou perdidas.
Boa natureza? Sim, há daemos
que se manifestam sem violência ou tentando enganar o mago. Alguns daemons
difíceis na sua primeira manifestação são Belial e Astaroth, por exemplo. Outros
possuem boa natureza tal como Orobas.
...Declarar coisas passadas
e futuras e descobrir todas as coisas escondidas ou perdidas.
É um dos daemons de
adivinhação e divinação permitindo ao mago descobrir passado e futuro, e
encontrar aquilo que está oculto. Sendo portanto um bom aliado no tarô, como
veremos.
Comanda 26 legiões de
espíritos.
Já discuti o que seriam
essas legiões e como calcular seus indivíduos nos artigos sobre Bael e Agares.
Em suma, 1 legião é formada por 6.826 entidades diferentes.
Vassago é o regente angélico
do tarô, invocar silenciosamente este Príncipe pode produzir impulsos de associações
iniciáticas via tarô, assim como permite um desenvolvimento do instinto em
associação com ferramentas divinatórias.
Ele é o espírito ideal para
trabalhos divinatórios com tarô. Outros também o são, mas Vassago traz vias
inciáticas, abrir a vista do tarólogo.
Por que regente angélico? Ele
é ainda da Ordem das Virtudes. A Ordem angélica das Virtudes foi apresentada no
artigo sobre Agares aqui no blog.
Artigo Agares:
Vassago é também ideal para
divinação via vontade da iniciação futura, ou seja é o Portal para o Reino
Luciferiano do desenvolvimento Espiritual.
Pode-se pedir a Vassago que
o inicie nos mistérios luciferianos quando você estiver apto e com todas as
ferramentas necessárias. Vassago te dará as ferramentas para que chegue lá.
Vassago aparece no espelho
negro como um espírito acompanhado pelo vento e de longas roupas que são tanto
angélicas como demoníacas, com muitos braços e dedos de unhas compridas.
O vento leva e o vento traz
tudo que foi falado e feito. Ele pode se apresentar a você como anjo ou
demônio. Muitos braços denotam que ele tem vários meios de acesso a verdades
passadas e futuras. Suas unhas compridas são usadas para escavar até descobrir
aquilo que estava oculto.
Green Man:
O Homem Verde é um espírito
da natureza que representa a licenciosidade e a liberação no deserto indomável.
Ele representa a natureza indomada da humanidade.
Ele representa a diferença
entre a vida urbana “civilizada” e a vida na floresta selvagem e indomável. Os
pagãos e os sábios geralmente viviam fora da cidade e estavam mais próximos da
natureza, então ele poderia ser visto como uma representação do paganismo
contra o cristianismo. Às vezes ele é associado a Cernnunos, Pan, “O Deus
Chifrudo” ou o Sátiro.
A doutrina cristã é oposta
ao homem natural. Religiosos cristãos dizem que Deus não gosta do "homem
natural" e seus desejos naturais devem ser subordinados à vontade de Deus.
Encontramos na Bíblia na versão King James de 1 Coríntios 2:14 “Mas o homem
natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque são loucura para ele:
nem ele pode conhecê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
Para muitos neopagãos,
wiccanos e outras bruxas modernas, o Homem Verde pode ser visto como um símbolo
de transformação pessoal. Seu rosto brotando de novo crescimento é uma
representação de uma pessoa que se transforma de um cristão (habitante da
cidade) em um pagão (homem natural ou mulher da floresta).
O motivo do Homem Verde ser
visto com frequência na literatura inglesa. No “Sonho de uma Noite de Verão”,
de Shakespeare, ele é o Puck (duende) da fada, que coloca um feitiço em todas
as pessoas da floresta, incluindo a rainha das fadas, os atores e os quatro
amantes. O Homem Verde é um Deus da Primavera, de renovação e renascimento.
Robin Goodfellow ou
Robinhood é outro exemplo do uso do motivo Green Man. Robin Goodfellow é um
homem natural, uma lei para si mesmo. Ele é um trapaceiro e um diabinho no
sentido clássico do termo, que recebe o melhor do xerife malvado de Nottingham.
Outro uso clássico do motivo
do Homem Verde pode ser visto em "Sir Gawain e o Cavaleiro Verde". O
Cavaleiro Verde é uma representação dos perigos desconhecidos da floresta. Nós
vemos J.R.R. Tolkien usar esse tema no primeiro livro de “O Senhor dos Anéis”
quando os hobbits deixam o condado pela primeira vez e conhecem Tom e sua
esposa.
Em Season of the Witch,
vemos o escritor e diretor George Romero fazer uso deste motivo literário
clássico para mostrar o que está acontecendo com o personagem principal, Joan.
Joan é uma católica que está se transformando lentamente em uma mulher natural
- uma bruxa.
Romero lamentou no
documentário do DVD para este filme que ele não tinha dinheiro para filmar a
cena em que a personagem principal, Joan, está sendo perseguida em um pesadelo
por um homem usando uma máscara do Homem Verde. Ele compara isso a uma cena
semelhante em Rosemary’s Baby, que atinge um efeito de filme mais próximo do
que ele provavelmente tinha em mente. Mas, a cena correspondente em Season of
the Witch tem um simbolismo maravilhoso e isso realmente compensa a coisa toda.
O uso do simbolismo por Romero ao longo deste filme é nada menos que brilhante.
Você vai querer prestar
muita atenção desde a sequência de abertura, porque não há nada neste filme que
não deveria estar lá. A transformação do Homem Verde acontece com a personagem
principal, Joan, que é aparentemente uma católica fortemente doutrinada. Enquanto
nascemos Bruxos, aqueles que foram doutrinados pelos cristãos têm que encontrar
o caminho de volta para a floresta e isso é simbolicamente sobre o que é este
filme ... e é sobre as mulheres encontrarem sua liberdade ao mesmo tempo.
Há um tema sexual, mas isso
sempre fez parte de "vender sua alma ao diabo" - é em todos os
relatos de julgamento de bruxas antigas e folclore sobre bruxas. As mulheres
que são bruxas são sexualmente livres porque entendem que não pertencem à
igreja ou a um homem. Isso faz parte do tema da transformação do homem verde
neste filme, que Romero realmente escreveu para expressar suas opiniões sobre o
Movimento das Mulheres no início dos anos 1970.
"Season of the
Witch" de Romero é um filme sobre a liberação sexual e bruxaria e essas duas
coisas estão interligadas ao longo do filme. Por exemplo, no ritual, ela evoca
“Virago” - o termo significa uma mulher poderosa, parecida com uma amazona.
Então, ela está conjurando seu próprio poder, essencialmente (isso foi adaptado
do livro de Huson e o nome da entidade original é Vassago). E a atriz que
interpreta esse papel é muito escultural e poderosa, parecendo uma amazona, mas
seu poder foi usurpado por sua vida suburbana branca de classe média, que é o
que lhe disseram ser um ideal. Isso era para ser a coisa que fazia as mulheres
felizes, mas ela não é feliz de forma alguma. Joan tem cerca de 40 anos e suas
escolhas de vida não eram muito amplas. Sua amiga Shirley é um pouco mais velha
e sente isso ainda mais intensamente, que a vida passou por ela, ela perdeu seu
sex appeal e ela não está pronta para as coisas acabarem porque há tantas coisas
que ela quer “soltar” e fazer.
O homem da máscara vindo
atrás dela em seus sonhos é sua própria liberação sexual, juntamente com seu
interesse pelo ocultismo, que subconscientemente realmente a assusta. Ela
verbaliza seu medo do oculto na leitura do tarô e novamente antes da
conjuração. Mas, realmente vemos o medo dela tanto do ocultismo quanto de sua
própria sexualidade no pesadelo do homem da máscara do Homem Verde.
Aqui, o Homem Verde é uma
representação da liberdade de Joan tanto do cristianismo (Green Man é uma
representação do deus das bruxas) quanto de sua vida em “dog pound”, que é a
prisão da existência de mulheres de classe média. Tanto quanto Joan quer o que ele
representa, ela tem medo dele, então ela subconsciente produz esses pesadelos
sobre ele persegui-la através da casa.
O final é um pouco irônico,
se essa é a palavra certa. Ela acaba atirando no marido. Por mais que tenha
medo de feitiçaria e tudo o que representa, ela tem ainda mais medo de ficar
presa em sua situação atual. Seus medos a levam a atirar acidentalmente em seu
marido.
Joan não gosta de palavrões
e na versão estendida, ela e Shirley estão prestes a deixar Greg e Nikki
durante a discussão sobre bruxaria por causa de seu uso de linguagem chula - na
versão teatral ele usa a palavra "F", que nós estamos acostumados
agora, mas estava realmente fora de sintonia, especialmente na companhia das
mulheres nos anos 70. Além disso, na mesa de jantar, quando ela está usando as
cinzas na cabeça, o bule de chá começa a tremer (como se fosse de seu
aborrecimento ou raiva) para o marido que está xingando ao telefone. E, então,
a última coisa que ouvimos do marido dela enquanto ele tenta abrir a porta do
andar de baixo na chuva é "Filha da ..." - e então há a explosão de
espingarda e ele está morto!
O filme foi feito na
Filadélfia em 1972 e lançado em 1973. Mas, não foi promovido corretamente e
talvez tenha sido um pouco profundo demais para algumas audiências, especialmente
para aqueles que esperavam um filme pornô, que era uma das maneiras pelas quais
eles tentavam para promovê-lo. É por isso que eles chamam de “Hungry Wives.” O
título original era “Jack’s Wife.” Não foi relançado novamente até 2005 sob o
título “Season of the Witch”. A essa altura, as pessoas sabiam quem era George
Romero.
Embora Romero negue qualquer
crença pessoal no “diabo”, é evidente que alguém estava familiarizado com o
trabalho de Paul Huson e seu livro, “Mastering Witchcraft”, que é citado ao
longo do filme. Rituais são tirados literalmente do livro, na verdade, o
símbolo exato do demônio Goético Vassago do livro de Huson é usado no rito da
conjuração, junto com outras magias para novas bruxas.
Joan tenta conjurar um
espírito com a ajuda de Greg. O sigilo do demônio Goetico Vassago é
imediatamente reconhecido por qualquer pessoa que esteja familiarizada com ele.
Embora, o espírito seja renomeado para “Virago”. A palavra “virago” significa
uma mulher amazona forte, corajosa ou guerreira, que parece indicar que essa
entidade representa seu próprio poder.
As informações sobre esse
filme e Vassago no cinema foram retiradas do site: TRADITIONAL WITCHCRAFT AND
OCCULTISM
No livro The Witch’s Book of
Spirits é dito:
“Dos 72 daemons da goetia,
eu tenho notado, através de relatos de muitos magistas, que o daemon Vassago é
o mais útil para começar magias com daemons.”
No livro Chronicles of the
Fallen: Rebellion, Vassago aparece como um dos personagens.
Há uma banda de metal que se
chama Vassago.
Há um site em inglês que
coloca Vassago como o daemon Pruflas ou Busas. Segundo o Pseudomonarchia
Daemonum temos:
Pruflas, por outro lado
encontrado como Bufas, é um grande príncipe e duque, cuja residência é em torno
da Torre da Babilônia, e lá ele é visto como uma chama do lado de fora. Sua
cabeça, no entanto, é como a de um grande falcão noturno. Ele é o autor e
promotor de discórdia, guerra, brigas e falsidade. Ele não pode ser admitido em
todo lugar. Ele responde generosamente aos seus pedidos. Sob ele estão vinte e
seis legiões, em parte da ordem dos tronos, e em parte da ordem dos anjos.
Esse site em inglês:
http://www.tarrdaniel.com/documents/Hermetika/goetia_demon.html
Nos fornece uma tabelinha:
Governante: ZIMINAR
Posição: Prince (Princeps)
Planeta: Júpiter
Elemento: Água
Direção: Norte (?) – Não
concordo.
Metal: estanho
Cor: azul
Incenso: Cedro
Anjo Correspondente: »SITAEL
Posição do Zodíaco: 10-14
graus em Áries
30 de março a 3 de abril
Carta de Tarot: 3 de paus
Planeta: sol
Cor da vela: azul claro
Planta: Alho-porro
Metal: ouro
Elemento: fogo
Posição: Príncipe
Vassago é um Demon do dia.
Vassago é mencionado no Book
of the Office of Spirits como Usagoo, aparecendo como um anjo, "justo e
verdadeiro em todas as suas ações", com os poderes de incitar o amor das
mulheres e revelar tesouros escondidos, além de governar vinte espíritos.
Sloane MS 3824 menciona Vassago em invocações para invocar espíritos que
guardam tesouros, e no "Experimento de Vassago" e no
"Experimento de Agares", ambos pretendiam capturar os espíritos
mencionados em cristais. De acordo com Rudd, Vassago tem a oposição do anjo
Shemhamphorasch Sitael.
O anjo Sitael é terceiro dos
72 anjos cabalísticos.
Sobre os 72 anjos
cabalísticos:
Hi love the site, and this information is off the wall. I am hoping you can help me as I am trying to identify the copywrite status f the first Vassago image you display and I am now at the point of just asking everyone who has this set of images displayed.
ResponderExcluirTHanks
You're welcome!!!
Excluir