Bruxaria Sem Dogmas: O Mago

domingo, 20 de maio de 2018

O Mago


O Mago:



“Em meu quadragésimo aniversário, em vez de aborrecer os meus amigos com algo tão mundano como uma crise da meia idade. Eu decidi que seria muito mais interessante aterrorizá-los ficando totalmente louco autoproclamando-me mago. Isso era algo que vinha se desenvolvendo há algum tempo, que parecia ser um passo lógico na minha carreira de escritor.

O problema é que, com a magia, que é em muitos aspectos uma ciência da linguagem, tem que ser muito cuidadoso com o que diz.

Porque se repentinamente se declara a si mesmo como um mago sem ter os conhecimentos que isso implica, é provável que um dia desperte e que descubra que isso é exatamente o que você é.

Existe alguma confusão a respeito do que a magia é realmente. Penso que isso pode ser elucidado se você apenas olhar as mais velhas descrições de magia.

Magia na sua forma mais antiga é referida como “A Arte”. Creio que isso seja completamente literal. Creio que a magia é arte, e que essa arte, seja a escrita, a música, a escultura ou qualquer outra forma é literalmente magia.

A Arte é, como a magia, a ciência de manipular símbolos, palavras ou imagens, para operar mudanças de consciência.

A verdadeira linguagem da Magia trata tanto da escrita como de arte e também sobre efeitos sobrenaturais. Um grimório, por exemplo, um livro de feitiços, é um modo extravagante de falar de gramática. De conjurar um encantamento, é somente encantar, manipular palavras para mudar a consciência das pessoas.

Eu acredito que um artista ou escritor são o mais perto do que você poderia chamar de um xamã no mundo contemporâneo.

Creio que toda cultura deve ter surgido de um culto. Originalmente, todas as facetas de nossa cultura, seja as ciências ou as artes, eram território dos xamãs. O fato, nos dias atuais, é que esse poder mágico se degenerou ao nível de entretenimento barato e manipulação, eu penso que seja uma tragédia. Atualmente quem usa o xamanismo e a magia para dar forma a nossa cultura são publicitários. Em lugar de despertar as pessoas o xamanismo é usado como um opiáceo, para tranquilizar as pessoas, para fazê-las mais manipuláveis. A sua caixa mágica da televisão, com suas palavras mágicas, seus slogans, pode fazer com que todos no país pensem nas mesmas palavras e tenham os mesmos pensamentos banais exatamente no mesmo momento.”

(Alan Moore)



Nenhum comentário:

Postar um comentário