Bruxaria Sem Dogmas: Os anjos do livro apócrifo de Enoque

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Os anjos do livro apócrifo de Enoque

                                      (Cena da série de TV Constantine)
Introdução:
O Primeiro livro de Enoque, grandemente conhecido pela sua versão em etíope e mais tarde pelas traduções gregas dos capítulos I-XXXII, XCVII-CI e CVI-CVII, bem como de algumas citações importantes feitas por Jorge Sincelo, autor bizantino. Teria sido escrito por Enoque, ancestral de Noé, contendo profecias e revelações.

Em Qumram, foram encontrados na Gruta 4, sete importantes cópias que foram atestadas pela versão Etíope. Estas cópias embora que não idênticas na totalidade foram encontradas em conjunto com cópias do Livro dos Gigantes referenciadas no capítulo IV do Primeiro livro de Enoque.

As cópias de Qumram foram catalogadas com as referências 4Q201-2 e 204-12 e fazem parte da herança deixada pela comunidade Nazarita do Mar Morto, em Engedi.

Além do Primeiro livro de Enoque, existem ainda, outros dois livros chamados Segundo Livro de Enoque e Terceiro Livro de Enoque, considerados semelhantes.

A datação paleográfica datou estes documentos de Qumram entre 200 a.C. e o fim do primeiro século da era cristã

O livro de Enoque é um livro apócrifo que não aparece na bíblia e nem em algumas versões dos textos hebraicos.

O livro de Enoque é um livro riquíssimo que trata da queda de certos anjos para a terra por terem se sentidos seduzidos pelas formosuras das mulheres. O estudo desse livro revela muitas coisas, e percebe-se que aquela figura romantizada de que anjos não têm sexo e nem vontade própria além da vontade de Deus é extremamente falsa a partir da leitura desse livro.

Os conhecimentos hebraicos não devem ser lidos de forma literal, eles representam uma forma alegórica de descrever o mundo, o universo e as forças. Quando os hebreus dão nomes de anjos para as estrelas, os pagãos podem considerar as estrelas como forças, que pela interpretação dos hebreus eles deram o nome de anjos para forças que não compreendiam.


Os anjos podem ser entendidos como forças ou frações do divino. Assim sendo, os anjos são as infinitas letras entre o alfa e o ômega.

O livro de Enoque permitiu o desenvolvimento de um tipo de magia chamada de magia enoquiana. Esse sistema de magia é um sistema incrivelmente complexo, longe de ter sido finalizado enquanto sistema. O sistema foi desenvolvido incialmente pelo mago John Dee e pelo sensitivo Edward Kelly no século XVI. Desse sistema deriva a pretensa língua dos anjos, chamada de linguagem enoquiana. A ordem da Golden Dawn trabalha bastante com o sistema. O mago Aleister Crowley também contribuiu para esse sistema que está longe de ser terminado.
                                   (cena do filme Dogma)
Objetivo:

Meu objetivo é sintetizar esse livro com 93 páginas, que varia dependendo da versão, para evidenciar apenas os nomes dos anjos e suas atribuições, além de fazer alguns comentários.

Conteúdo:

Capítulo 7

1- E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas.

2- E quando os anjos, os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos.

9- Estes são os nomes de seus chefes: Samyaza, que era o seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal. Estes eram os prefeitos dos duzentos anjos, e os restantes estavam todos com eles.

Nota: O texto aramaico preserva uma lista anterior dos nomes destes Guardiães ou Sentinelas: Semihazah; Artqoph; Ramtel; Kokabel; Ramel; Danieal; Zeqiel; Baraqel; Asael; Hermoni; Matarel; Ananel; Stawel; Samsiel; Sahriel; Tummiel; Turiel; Yomiel; Yhaddiel (Milik, p. 151).

10- Então eles tomaram esposas, cada um escolhendo por si mesmo; as quais eles começaram a abordar, e com as quais eles coabitaram (como marido e mulher), ensinando-lhes sortilégios, encantamentos, e a divisão de raízes e árvores.

11- E as mulheres conceberam e geraram gigantes...


                     (Néfilins - não sei a autoria do quadro)

Capítulo 8

1- Além disso, Azazyel ensinou os homens a fazerem espadas, facas, escudos, armaduras (ou peitorais), a fabricação de espelhos e a manufatura de braceletes e ornamentos, o uso de pinturas, o embelezamento das sobrancelhas, o uso de todo tipo selecionado de pedras valiosas, e toda sorte de corantes, para que o mundo fosse alterado.

Comentário: O que tentarei demonstrar daqui em diante, é que esses anjos caídos foram responsáveis por ministrar toda a sorte de ciências aos homens, pela ótica do livro. Assim, os anjos caídos foram responsáveis por acelerar o processo civilizatório e a construção da idade da razão. Porém, a ciência é fria e desprovida de moral e ética, exceto nos dias de hoje em que os comitês de ética regulam as publicações e trabalhos desenvolvidos pela ciência contemporânea. Porém, uma lâmina poderá ser utilizada para realizar uma cirurgia ou para assassinar. Os conhecimentos de física quântica permitiram toda a sorte de avanços em informática e eletrônicos que desfrutamos hoje em dia, porém o mesmo conhecimento é responsável pela construção de armas de destruição em massa.

3- Amazarak ensinou todos os sortilégios, e divisores de raízes
4- Armers ensinou a solução de sortilégios
5- Barkayal ensinou os observadores das estrelas (astrólogos)
6- Akibeel ensinou sinais
7- Tamiel ensinou astronomia
8- Asaradel ensinou o movimento da lua



Capítulo 9

Então Miguel, Gabriel, Radael, Suryal, e Uriel, olharam abaixo desde os céus, e viram a quantidade de sangue que era derramada na terra, e toda a iniquidade que era praticada sobre ela.

Comentário: Nota-se que embora os conhecimentos compartilhados pelos anjos caídos tenham gerado guerras e calamidades, o conhecimento em si é neutro como eu havia afirmado. Lembrando que o que expulsou os homens do paraíso foi provar do fruto da árvore do conhecimento, na visão hebraica da criação do homem. O que regula o uso do conhecimento é a matéria da moral e ética mesmo que fora do contexto religioso, como filósofos, juristas...

5- Tu viste o que Azazyel tem feito, como ele tem ensinado toda espécie de iniquidade sobre a terra, e tem aberto ao mundo todas as coisas secretas que são feitas nos céus.

Comentário: Percebe-se que, além dos problemas decorrentes do conhecimento sem o acompanhamento da moral e ética, o que irritou mesmo os anjos que permaneceram no céu foi que os anjos caídos revelaram para a humanidade as coisas secretas que são feitas no céu.

Capítulo 10

1- Então o Altíssimo, o Grande e Santo falou,

2- E enviou a Arsayalalyur ao filho de Lamech,

Arsayalalyur. No texto em grego lê-se "Uriel”.

Comentário: Uriel é o Arcanjo de Deus responsável pelo terror, temor, morte, Mercúrio e preside sobre o ponto cardeal do norte e portanto ao elemento terra.


(Mosaic of St. Uriel by James Powell and Sons, at St John1s Church, Boreham, Wiltshire)

3- Dizendo: Diz a eles em Meu nome: Esconde-te.

4- Então explicou-lhe a consumação que está preste a acontecer; pois toda a terra perecerá; as águas do dilúvio virão sobre toda a terra, e todas os que estão nela serão destruídos.

6- O Senhor disse a Rafael: Amarra a Azazyel, mãos e pés; lança-o na escuridão; e abrindo o deserto que está em Dudael, lança-o nele.

Comentário: Rafael é tido como o Arcanjo da cura e do Sol. Rafael preside sobre o ponto cardeal do leste e portanto ao elemento ar.



13- A Gabriel também o Senhor disse: Vai aos bastardos, aos réprobos, aos filhos da fornicação; e destrói os filhos da fornicação, a descendência das Sentinelas de entre os homens; traze-os e excita-os uns contra os outros. Faze-os perecer por mútua matança; pois o prolongamento de dias não será deles.

Comentário: Gabriel é o Arcanjo mensageiro de Deus. Seu lugar é no oeste e rege o elemento água e a Lua.

                           (Arcanjo Gabriel Pescando, Murillo)


15- A Miguel, igualmente o Senhor disse: Vai e anuncia seus próprios crimes a Samyaza, e aos outros que estão com ele, os quais têm se associado às mulheres para que se contaminem com toda sua impureza. E quando todos os seus filhos forem mortos, quando eles virem a perdição dos seus bem-amados, amarra-os por setenta gerações debaixo da terra, mesmo até o dia do julgamento, e da consumação, até o julgamento, cujo efeito que dura para sempre, seja completado.

Comentário: Miguel representa a força de Deus. Miguel, Arcanjo, rege no sul e governa o fogo e Vênus.



Capítulo 19

1- Então Uriel disse: Eis aqui os anjos que coabitaram com mulheres, escolheram seus líderes;

2- E sendo numerosos em aparência profanaram os homens e fizeram com que errassem; assim eles sacrificaram aos demônios como aos Deuses. Pois no grande dia haverá um julgamento, no qual eles serão julgados, até que sejam consumidos; e suas esposas também serão julgadas, as quais levaram desencaminhadamente os anjos do céu para que as saudassem.

Comentário: Nota-se que o Deus hebraico reconhece a presença de outros Deuses, mesmo se declarando único, onipotente, onisciente e onipresente. Percebe-se que a luta desse Deus e seus anjos não é somente contra anjos caídos e demônios, mas contra os outros Deuses para obter a supremacia do universo. O Deus abraâmico sempre foi um Deus belicoso, ou seja um Deus da guerra que proclama a si mesmo como o senhor dos exércitos.

Capítulo 20

1- Estes são os nomes dos anjos Sentinelas:

2- Uriel, um dos santos anjos, o qual preside sobre o clamor e o terror.

3- Rafael, um dos santos anjos, o qual preside sobre os espíritos dos homens.

4- Raguel, um dos santos anjos, o qual inflige punição ao mundo e às luminárias.

5- Miguel, um dos santos anjos, o qual, presidindo sobre a virtude humana, comanda as ações.

6- Sarakiel, um dos santos anjos, o qual preside sobre os espíritos dos filhos dos homens que transgridem.

7- Gabriel, um dos santos anjos, o qual preside sobre Ikisat (serpentes), sobre o paraíso e sobre o querubim.

Capítulo 21

1- Então eu fiz um circuito para um lugar no qual nada estava completo.

2- E lá eu não vi nem as tremendas manufaturas do céu exaltado, nem de uma terra estabelecida, mas um lugar desolado, preparado e terrível.

3- Lá também vi sete estrelas do céu amarradas juntas, semelhantes a grandes montanhas, e semelhante ao fogo fervente. Eu exclamei: Por que espécie de crime elas foram amarradas, e por que foram removidas de seu lugar? Então Uriel, um dos santos anjos que estava comigo, e o qual conduzia-me, respondeu: Enoque, por que perguntas; por que arrazoas consigo mesmo, e ansiosamente indagas? Estas são aquelas estrelas que transgrediram o mandamento do altíssimo Deus; e estão aqui amarradas, até que o número infinito dos dias dos seus crimes esteja completo.

Comentário: Nota-se que os anjos são conhecidos como as estrelas do universo, e como tal são em número gigantesco. No livro das revelações lembramos da queda da estrela da manhã que carregou consigo um terço das estrelas do céu. Ou seja, um terço dos anjos.

Capítulo 31

2- ...E quando eu havia avançado para longe, além dele, passei ao longo, acima do anjo Zateel, e cheguei ao jardim da justiça.

Comentário: Zateel é referido aqui, mas não encontrei nada sobre ele além dessa citação.

Capítulo 32

2- ...Os portões do céu estavam abertos e vi as estrelas celestiais vindo. Eu enumerei-as enquanto elas procediam do portão e escrevi-as todas, enquanto elas saiam uma por uma, de acordo com seu número. Eu escrevi seus nomes completamente, seus tempos e estações, enquanto o anjo Uriel, que estava comigo, mostrava-as a mim.

3- Ele as mostrou todas a mim, e escrevi uma conta delas.

4- Ele também escreveu para mim seus nomes, seus regulamentos, e suas operações.

Comentário: Nota-se que um dos crimes atribuídos aos anjos caídos foi revelar as operações que ocorriam no céu. Uriel ensina para Enoque as operações dessas estrelas em particular.

Capítulo 40

7- A quarta voz eu ouvi expulsando os anjos ímpios, e proibindo-os de entrarem na presença do Senhor dos espíritos para proferirem acusações contra os habitantes da terra.

Anjos ímpios. Literalmente "os Satãs" (Laurence, p. 45; Knibb, p. 128). Ha-satan em Hebreu ("o adversário") foi originalmente o título de um ofício, não o nome de um anjo. Comentário: O conceito de satã para os hebreus é bem diferente do conceito de satã para os cristãos. Satã é um cargo exercido por qualquer anjo. Esse cargo é usado para fazer acusações contra os homens e contra a humanidade. Como lemos no livro de Jó em que um anjo tenta Jó e o acusa para Deus.

9- o quarto, o qual preside sobre o arrependimento e a esperança daqueles que herdarão a vida eterna, é Fanuel. Comentário: Coloquei aqui pois é mais um nome de anjo referido nesse livro.

Capítulo 58

7- Naquele dia dois monstros serão separados um do outro, um monstro fêmea, cujo nome é Leviathan, habitando nas profundezas do mar, acima das fontes de águas;

8- E um monstro macho, cujo nome é Behemoth, o qual possui, movendo-se em seu ventre, o deserto invisível.

Comentário: Nota-se aqui a menção de duas bestas, Leviathan que preside sobre as águas e Behemoth que preside sobre a terra. As bestas são forças/espíritos com imenso poder. A característica bestial pode ser entendida como enorme/grandiosa ou como animal/instinto/força. As bestas são uma classe de espíritos Caóticos (frutos do Caos anterior à criação do universo).

Lemos no livro do Templo de Set, Diabolicon do Michael Aquino, que trata da guerra dos anjos ditas pelo outro lado da guerra:Antes de Deus ou Anjo, Demônio ou homens, havia apenas Leviatã, princípio da continuidade e da existência sem idade.”

Capítulo 68

Comentário: Aqui temos os nomes dos anjos condenados por exercerem sua vontade além da vontade de seu criador e por ministrar ciências aos homens:

2- O primeiro deles é Samyaza; o segundo é Arstikapha; o terceiro é Armen; o quarto, Kakabael; o quinto, Turel; o sexto, Rumyel; o sétimo, Danyal; o oitavo, Kael; o nono, Barakel; o décimo, Azazel; o décimo primeiro, Armers; o décimo segundo, Bataryal; o décimo terceiro, Basasael; o décimo quarto, Ananel; o décimo quinto, Turyal; o décimo sexto, Simapiseel; o décimo sétimo, Yetarel; o décimo oitavo, Tumael; o décimo nono, Tarel; o vigésimo, Rumel; o vigésimo primeiro, Azazyel.

3- Estes são os principais (chefes) dos anjos, e os nomes dos líderes de suas centenas, e seus líderes de cinquenta, e os líderes de suas dezenas.

4- O nome do primeiro é Yekun (o rebelde) :ele foi quem seduziu todos os filhos dos santos anjos e fez com que descessem à terra, conduzindo desencaminhadamente a descendência dos homens.

5- O nome do segundo é Kesabel, o qual apontou mau conselho aos filhos dos santos anjos e conduziu-os a corromperem seus corpos gerando humanos.

6- O nome do terceiro é Gadrel: ele descobriu todo golpe de morte aos filhos dos homens. 7- Ele seduziu Eva e descobriu aos filhos dos homens os instrumentos de morte, o casaco de malha, o escudo, e a espada para matança; todo instrumento de morte para os filhos dos homens.

9- O nome do quarto é Penemue: ele descobriu aos filhos dos homens o amargor e a doçura, 10- E mostrou a eles todo segredo de sua sabedoria. 11- Ele ensinou os homens a entenderem o escrito e o uso de tinta e papel.

17- O nome do quinto é Kasyade: ele descobriu aos filhos dos homens todo iníquo golpe de espíritos e de demônios: 18- O golpe do embrião no ventre, para diminuí-lo (aborto); o golpe do espírito pela mordida da serpente, e o golpe que é dado ao meio-dia pelo filho da serpente, cujo nome é Tabaet.

19- Este é o número de Kasbel; a parte principal do juramento que o Altíssimo, habitando em glória, revelou aos santos. 20- Seu nome é Beka. Ele falou ao santo Miguel para que revelasse a eles o nome sagrado, para que eles pudessem entender o sagrado nome e assim lembrar do juramento; e para que aqueles que apontaram toda coisa secreta aos filhos dos homens possam tremer sob aquele nome e juramento.

Comentário: Observa-se aqui um dos segredos da alta magia, em que através de nomes secretos de Deus, o mago realiza seus prodígios e subjuga os espíritos que estão sob sua regência. A questão dos nomes de secretos e de poder é inerente em várias culturas e mitologias. Sabendo o nome secreto das coisas, obtém-se o domínio sobre elas. No Egito, Ísis descobriu o nome secreto de Rá e passou assim a ter o poder do portador do nome. Lemos no livro das revelações que o cristo virá com seu verdadeiro nome espantado em sua coroa. Só estou falando sobre isso para demonstrar que um dos segredos da magia é saber o nome secreto das coisas.

Capítulo 77

1- Os nome do sol são estes: um é Aryares, o outro Tomas.

2- A lua tem quatro nomes. O primeiro é Asonya; o segundo, Ebla; o terceiro, Benase; e o quarto, Erae.

Capítulo 81

11- Quatro condutores deles entram primeiro, os quais separam os quatro quartos do ano. Depois destes, doze condutores de suas classes, que separam os meses e o ano em trezentos e sessenta e quatro dias, com os líderes de mil, os quais distinguem entre os dias, tanto quanto entre os quatro adicionais; os quais, como condutores, dividem os quatro quartos do ano.

Comentário: Aqui se revela que existem anjos que presidem sobre as quatro estações do ano, sobre os dozes meses e sobre os dias do anos.

12- Estes são os nomes dos condutores, os quais separam os quatro quartos do ano, os quais são escolhidos sobre eles: Melkel, Helammelak, 13- Meliyal, e Narel.

14- E os nomes dos que conduzem-nos são Adnarel, Jyasusal, e Jyelumeal. 15- Estes são os três que seguem os condutores das classes de estrelas; cada um seguindo os três condutores de classes, os quais seguem aqueles condutores das estações, que dividem os quatro quartos do ano.

16- Na primeira parte do ano levanta-se e governa Melkyas, que é chamado Tamani, e Zahay (o sol do sul). 18- ...Nos dias de sua influência há transpiração, calor e dificuldade. Todas as árvores se tornam frutíferas; as folhas de cada árvore aparecem; o milho é colhido; a rosa e todas as espécies de flores florescem no campo; e as árvores do inverno são secadas. 19- Estes são os nomes dos condutores que estão sob eles: Barkel, Zelsabel; e outro condutor adicional de mil é chamado Heloyalef, os dias de cuja influência tem sido completados. O outro condutor depois deles é Helemmelek, cujo nome eles chamam o esplêndido Zahay (Sol).

21- Estes são os sinais dos dias sobre a terra, calor e seca; enquanto as árvores dão seus frutos, aquecidas e preparadas, e dão seus frutos para seca. 22- Os rebanhos seguem e criam. Todos os frutos da terra são colhidos, com tudo nos campos, e as vinhas são pisadas. Isto acontece durante o tempo de sua influência. 23- Estes são seus nomes e ordens, e os nomes dos condutores que estão sob eles, dos que são chefes de mil: Gedaeyal, Keel, Heel. 24- E o nome do líder adicional de mil é Asphael. 25- Os dias de sua influência foi completado.


Comentário: Confesso que esse capítulo é bem confuso. O resto dos textos consistem em profecias. Tentei a todo custo evidenciar apenas os nomes dos anjos que a parecem no livro de Enoque.




(Esse texto foi elaborado a partir do livro de Enoque, foram selecionadas passagens e coloquei meus comentários. Se for reproduzir cite a fonte)

21 comentários:

  1. Achei o texto muito interessante, apesar de eu ter dificuldades de interpretação e concentração, na última parte se fala das 4 estações, diz que o ano astral começa em outubro mais especificamente dia 31 geralmente começo da primavera.
    Enfim creio que enoque foi ao céu voltou, e em outros artigos li que ele ensinou que somos independentes, e ensinou isso aos anjos que vieram e também nos ensinaram tudo isso magia, escrita, fabricação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tem muitas partes confusas. Há buracos nos manuscritos. Mas a importância desse livro é sobre a relação dos anjos com a humanidade. E que sim, muitos anjos caídos ajudaram a humanidade. Mas a humanidade não estava e não está preparada para os conhecimentos compartilhados.

      Excluir
  2. Achei o texto muito interessante, apesar de eu ter dificuldades de interpretação e concentração, na última parte se fala das 4 estações, diz que o ano astral começa em outubro mais especificamente dia 31 geralmente começo da primavera.
    Enfim creio que enoque foi ao céu voltou, e em outros artigos li que ele ensinou que somos independentes, e ensinou isso aos anjos que vieram e também nos ensinaram tudo isso magia, escrita, fabricação.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estou estudando um pouco sobre a relação de anjos e estrelas e tentando tirar um pouco das ideias cristãs de tudo isso. É claro que os textos bíblicos ajudam a gente a compreender a natureza deles, mas estou procurando ler isso de forma a trazer um entendimento para o paganismo. Assim, acho meio estranho falar em "anjos caídos" se eles são estrelas. Como você interpreta essas ideias trazendo para o paganismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Anjos são força,consciencias energia,vibração! Tem que ter um grande conhecimento profundo para invocar os anjos e potestades pra que eles trabalhem ao seu favor! Deve se primeiro conhecer os misterios por detras do anjos(estrelas)!

      Excluir
  4. Gostaria de saber o que é divisores de raízes, o que significa, alguém sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Significa aquele que tem o saber das ervas que curam e que adoecem.

      Excluir
  5. Gostei do texto. Queria sanar uma dúvida. Eles ainda podem se materializar como antigamente? Desde pequena sou sensível (talvez inclinada a interessar-se por isso *angelologia*), consigo ver algumas coisas, sentir, ouvir, ter visões do que pode vir acontecer. Gostaria de uma opinião tua sobre isso. É que às vezes incomoda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata. Grato por gostar do texto. Podem se materializar com corpos espirituais e não corpos físicos. Essa sensibilidade é natural. Muitos possuem algum tipo de sensibilidade espiritual. Conecte-se ao seu sagrado.

      Excluir
  6. Bom dia mestre, namastê.
    Estou muito grato com seus
    Ensinos que mim completa
    No aprendizado com magia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jose. Grato por sempre deixar palavras carinhosas. Abração. Namastê.

      Excluir
    2. Um dia ficando com um menina ela ficou meio esquisita durante a relacao tava bebada e falou pra mim assim : eu posso seduzir qualquer homen eu seduzi ate o anjo gabriel

      Excluir
  7. Muito obrigado seus comentários são muitos esclarecedores

    ResponderExcluir
  8. amigao vc esta totalmente enganado quando diz que o criador dos ceus e da terra e o senhor dos exercitos. enoque o chama de rei da paz , de forma alguma ele apoia guerra. quando no livro de enoque fala de demonios e deuses e tao facil entender : os 200 anjos q.vieram a terra sao os deuses , sao adorados como deuses e tem poderes e sabedoria . e os demonios sao seus filhos os nefilins que estao presos na terra. facil facil de entender .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigao. Só transcrevi, resumi e comentei o livro de enoque. Não estou tão errado como pensas.

      Excluir